" Nenhuma revolução social pode triunfar se não for precedida de uma revolução nas mentes e corações do povo."
Piotr Kropotkin.

Dia do Assistente Social: 15 de Maio.

Noticias



 Em Aracaju: Caminhada alerta sobre riscos do câncer de mama

Nesta segunda-feira, 10, será realizada uma caminhada que faz parte da ´Campanha Outubro Rosa em Sergipe´, que tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O ato é uma parceria da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), da Legião Feminina de Combate ao Câncer e do Lions Clube de Aracaju João Bezerra. A caminhada terá início às 16 horas, saindo da praça da Bandeira com destino ao Palácio-Museu Olímpio Campos. As ações da Campanha continuam e às 18 horas serão acesas as luzes cênicas na cor rosa para chamar atenção das mulheres sobre a importância de reservar, um dia, ao ano, para fazer seus exames. O conceito é Um Dia Rosa por ano e a sua vida não passará em branco.
Como forma de adesão, os organizadores sugerem que todos usem, durante a Campanha, trajes ou acessórios em tons de rosa para que multipliquem a conscientização das mulheres e de suas famílias.
-----------------------------------------------------
Assistência Social é Central no Brasil sem Miséria ,destaca Ministra.
Assistência social é central no Brasil Sem Miséria, destaca ministra
Presidente do Fonseas, Arlete Sampaio, ministra Tereza Campello e secretária Denise Colin, do MDSUbirajara Machado/MDS

O papel da assistência social é central no Brasil Sem Miséria. O plano é transversal, envolve várias áreas, mas se fracassássemos no coração dele, que é a assistência social, o Brasil Sem Miséria fracassaria”, destacou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, durante reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) nesta quinta-feira (6), em Brasília.
Conversando com os secretários sobre o funcionamento e a execução do plano nos estados, a ministra destacou que sua organização se funda no Cadastro Único para os Programas Sociais do governo e nos serviços socioassistenciais, que compõem o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Afirmou que “ninguém no serviço público tem tanta habilidade e experiência em lidar com a população extremamente pobre como a assistência social”, e que por isso cabe aos gestores da área o protagonismo na execução do plano.
As metas do Brasil Sem Miséria no âmbito da assistência social são incluir 800 mil famílias extremamente pobres no Bolsa Família até 2013 – 320 mil devem entrar ainda neste ano – e 145 mil idosos no Benefício de Prestação Continuada (BPC).  Por meio da busca ativa, equipes volantes deverão fazer o cadastramento e a inclusão dessas famílias nos benefícios e serviços socioassistenciais.
Tereza Campello ressaltou que a busca ativa não deve ser terceirizada, pois é de responsabilidade e ação do setor público. O Governo Federal vem estabelecendo parcerias e ministrando treinamentos com a área de assistência técnica e extensão rural (Ater), agentes comunitários, correios, companhias de energia elétrica, entre outros, para identificar beneficiários do Bolsa Família. Famílias como as de reservas extrativistas têm direito ao Bolsa Verde, benefício de R$ 100 por mês pela conservação ambiental da área onde vivem. A ministra enfatizou, porém, que os técnicos não farão o cadastramento, apenas colherão informações para que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) cadastrem as famílias.
Para agilizar a busca ativa, o MDS abriu, nesta segunda-feira (3), a expansão do cofinanciamento federal para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) para 200 Cras e 1.456 equipes volantes para municípios com áreas extensas, isoladas, rurais e de difícil acesso.
“É prioridade trabalhar com vocês para aprofundar as propostas dos estados e garantir o melhor funcionamento do Brasil Sem Miséria”, afirmou Tereza Campello, ao destacar as metas de inclusão produtiva urbana. O Governo Federal pretende qualificar e capacitar para emprego 1,7 milhão de pessoas e formalizar 120 mil novos microempreendedores individuais.
Durante toda a manhã, Tereza Campello conversou com os gestores, a convite do Fonseas. “Percebemos que havia muitas dúvidas por parte dos secretários na implantação dos planos estaduais de combate à extrema pobreza. Convidamos a ministra para permitir maior protagonismo das secretarias de Assistência Social nos estados”, explicou a presidente do Fonseas, Arlete Sampaio.
Diretrizes – À tarde, a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, apresenta as diretrizes para a política nacional de capacitação dos trabalhadores do Suas, a definição de critérios para o Pacto de Aprimoramento da Gestão Estadual e as propostas de regionalização de serviços socioassistenciais de media e alta complexidade.

                                 Data da Publicação:08/10/2011

-----------------------------------------------


Show humorístico de Renato Piaba em benefício do Gacc Sergipe
                                                                 

O humorista Renato Piaba estará em Aracaju, no próximo dia 11, realizando um show humorístico no Bar e Restaurante Coqueiral para angariar recursos ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc Sergipe). O evento faz parte das comemorações dos 12 anos do Gacc e da campanha ´Dó não Diminui a dor´. Os ingressos estão à venda na sede do Gacc/SE, que fica na av. Desembargador Maynard, 654, bairro Cirurgia. Informações: (79) 3216-3737 / 3211-5642.

                                                                               Data da publicação:07/10/2011

           --------------------------------------------------------------------------------


Maioridade Penal: Um diálogo com a sociedade.


Esse é o tema da Audiência Pública que será realizada na  próxima sexta-feira, 07 , das 8:30 h às 12:00 h, na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE). O evento receberá  como palestrante a Drª Karyna Sposato, Pesquisadora do Núcleo de Pós-Graduação da UNIT e consultora da UNICEF no Brasil, para discutir a proposta da redução da maioridade penal no Brasil.  Pauta que vem ganhando força e projeção na mídia local e Nacional nos últimos meses.
Pensando nisso, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes no Estado de Sergipe, com o apoio do Movimento Nacional dos Direitos Humanos em Sergipe, do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos de Direitos, Tutelares e demais entidades da sociedade civil organizada, promove a Audiência.
Os movimentos Sociais que militam em defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como dos direitos humanos de forma ampla, também preocupam-se com esta vertente.
O Conjunto CFESS/CRESS apóia a iniciativa e repudia todo e qualquer ato de “criminalização à juventude brasileira”.




---------------------------------------------------------------
Assembléia Legislativa de Sergipe (ALESE) aprova Moções de Apelo à conquista dos/as Assistentes Sociais
Na última semana o CRESS/SE recebeu duas importantes Moções da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), em reconhecimento à conquista da categoria dos/as Assistentes Sociais, a partir da sanção da Lei 12.317/10, que garante a



Deputada Ana Lúcia lê CFESS Manifesta em Plenário
todos/as Assistentes Sociais no Brasil o direito à realização de uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, “sem redução salarial”.
 As Moções foram de autoria da Deputada Estadual (PT/SE), Professora Ana Lúcia Menezes, e direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) – onde tramita uma ADIn contra a Lei 12.317/10 – e ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde reafirmam o posicionamento daquela casa parlamentar em reconhecer a legitimidade e conquista dos/as Assistentes Sociais em todo o Brasil e, em especial, no estado de Sergipe, apelando ao reconhecimento e cumprimento da Lei 12.317/10, garantindo assim a jornada de 30 horas semanais, sem redução salarial, para todos os/as   Assistentes Sociais.

Participação dos Assistentes Sociais em Sergipe no Dia Nacional de Lutas em Defesa das 30 horas.
 As Moções foram propostas pela parlamentar, em plenário na ALESE, ainda no dia 30 de agosto deste ano, como resultado direto da grande e histórica mobilização que realizaram estes profissionais e diversos outros segmentos da sociedade civil organizada (sindicatos, conselhos

Participação dos Assistentes Sociais em Sergipe no Dia Nacional de Lutas em Defesa das 30 horas.
de direito, associações de aposentados, pensionistas) no Dia Nacional de Lutas em Defesa das 30 Horas, organizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, onde, em Sergipe, foram realizadas várias atividades (“calçadão popular”, panfletagem, passeata, diálogo com a população, etc.) e gestores que ainda não estão cumprindo a Lei das 30 horas, onde, na oportunidade, vários parlamentares sergipanos declararam apoio público à causa dos/as Assistentes Sociais.
            O CRESS/SE agradece os importantes apoios públicos que vem recebendo de amplos setores da sociedade sergipana e reafirma a sua disposição de permanecer na luta cotidiana pelo reconhecimento e efetivo cumprimento da Lei 12.317/10.







Fonte: CRESS.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Campanha ´Aluno Consciente´ incentiva doação de brinquedos.
Os estudantes da escola Gente Miúda, no bairro São José, conheceram a campanha ´Aluno Consciente´, que incentiva a doação de brinquedos. A ação é comandada pela Companhia dos Anjos do Projeto Casa da Criança e irá beneficiar 53 crianças em situação de vulnerabilidade, risco ou abandono, de zero a seis anos, acolhidas no Abrigo Sorriso - Unidade de execução de Medida Protetiva da Fundação Renascer.
É a primeira vez que a campanha acontece em Sergipe e a idéia principal não é que os estudantes comprem brinquedos novos, mas que compartilhem um dos seus ao doarem para quem não tem. Na dinâmica da doação, os alunos colocarão o presente escolhido numa caixa de sapato, para que todos fiquem no mesmo padrão, enfeitarão a gosto, identificando se é para menino, menina ou ambos e no dia da entrega, um representante de cada sala irá até a unidade. Ao ´Aluno Consciente´ é ofertada uma carteira com foto que o credencia como participante. A Escola Gente Miúda foi a instituição escolhida por já ter sido uma parceira voluntária do abrigo.
                     

                                                                            Data da publicação:04/10/2011